https://twitter.com/borboleteza  https://www.tumblr.com/blog/borboleteza   facebook.com/borboleteza  https://br.pinterest.com/borboleteza/  www.instagram.com/borboleteza  https://plus.google.com/b/103763737119435675529/103763737119435675529/about?gmbpt=true&pageId=103763737119435675529&hl=pt-BR  https://www.youtube.com/c/BorboletezaBorboleteza


Como fazer uma estufa caseira


Como fazer uma estufa caseira


As estufas são fundamentais para a saúde da planta, são feitas para manter o calor do solo e do ambiente na mesma temperatura.  Elas ajudam as sementes a germinarem mais rápido e, também ajudam no melhor desenvolvimento da planta. As estufas tem o objetivo de acumular ou conter o calor no seu interior mantendo assim uma temperatura maior no seu interior do que ao seu redor.



Como Fazer uma estufa caseira ?

Muitas vezes devido ao excesso de calor ou ao excesso de frio, as sementes que plantamos acabam não nascendo. Para que possamos ajudar as sementes a se desenvolvam , e a germinarem , de maneira que não sofram nenhum tipo de atrito com a temperatura do ambiente, precisamos criar uma estufa caseira. Elas são bem fáceis de fazer e podem ser feitas com produtos recicláveis, assim como esses dois modelos de estufa que trouxe nessa postagem.



Como fazer uma estufa caseira



Matérias Necessários

Para fazer uma estufa caseira, você vai precisar de ;
  • 1 garrafa pet ( no meu caso, utilizei uma garrafa pet de 500 ml de água que coube perfeitamente dentro do meu vasinho ) 
  • Tesoura ou estilete 
  • Caneta esferográfica

Como fazer uma estufa caseiraComo fazer uma estufa caseira



Faça um circulo com a caneta esferográfica ao redor de toda a garrafa, como mostra a imagem a seguir ;

Estufa caseira




Vamos utilizar as partes de cima de de baixo da garrafa pet, portanto, faça o circulo mais uma vez na parte inferior






Após fazer os dois círculos na garrafa pet, corte com estilete ou tesoura , em volta de todo o risco. Faça isso na parte superior e inferior, dividindo a garrafa em duas partes. Veja exemplo abaixo;

Estufa caseira



Utilizaremos a parte superior da garrafa para fazermos a estufa, e a parte inferior , faremos uma superfície para drenagem da água. Como as sementes são muito sensíveis, temos que tomar cuidado na hora de regar, não podendo exagerar na dosagem da água. Para que possamos controlar a quantidade de água nas sementes , encha com bastante água a parte inferior  da garrafa e coloque o vasinho dentro ( com buraco para drenagem ) dentro da água. Dessa forma, a água da garrafa entrara pelo furo de baixo do vasinho, e umedecera toda a terra.  Deixe o vasinho na água por alguns minutos, até notar que a terra está bem úmida. Depois, retire o vasinho da água para que a terra não fique ensopada , porque se isso acontecer, poderá apodrecer a raiz da sua planta. Repita esse procedimento todas as manhãs.
Para que as sementes se desenvolvam, é necessário que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada.


Drenagem da Água

Estufa caseiraEstufa caseira



Outra maneira de fazer uma estufa caseira é encapando todo o vasinho com plástico, deixando ele sempre bem esticado ( no meu caso, eu prendi o plástico com elástico para que não ficasse flácido ), nessa maneira o plástico não ficará enrugado dificultando a entrada de ar.

Essa segunda estufa serve para quando você estiver acabado de plantar as sementes. Já o modelo de estufa da garrafa pet acima, é indicado para quando a semente começar a crescer, já que com o plástico ela não terá espaço para se desenvolver. 

Quando as sementes começarem a brotar, retire o plástico e substitua pelo modelo da estufa da garrafa pet. Após isso, só retire a estufa, quando a planta estiver maior e mais resistente a temperatura do ambiente. É necessário retirar a estufa quando a planta estiver com mais ou menos 4 cm, para que ela possa se desenvolver sozinha a partir dai.

No meu caso, plantei sementes da flor 'Amor Perfeito' . Elas são bonitas pela cor e também são comestíveis. Elas são plantas que demoram muito para se desenvolverem, por isso precisam de estufas e cuidados especiais.





Flor Amor Perfeito com 3 semanas.

Estufa caseira


  • Estufa caseira
  • Como germinar sementes
  • Como germinar sementes de amor perfeito 
  • Planta Comestível
  • Para que serve uma estufa

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.

*Não serão aceitos comentários somente com o intuito de divulgação, portanto, não se dê ao trabalho caso essa seja a sua intenção.
*Não serão aceitos comentários que ofenda qualquer pessoa, seja sela leitor ou dona do blog.

Volte sempre!

 
© Borboleteza - 2017. Todos os direitos reservados.
Design e programação por: Borboleteza.